Definindo o nome da Aplicação

Este parâmetro opcional pode ser um salva-vidas. Os DBAs ficarão gratos por você fornecer essa informação para a conexão.

Quando uma conexão é feita com o SQL Server, por padrão não há como o SQL Server saber qual software está fazendo a conexão.

Se várias aplicações estão usando um SQL Server compartilhado e há problemas causados por uma conexão específica, os administradores de banco de dados poderão localizar essa conexão por algo chamado SPID. No entanto, determinar qual aplicação ou site é responsável pela conexão que está causando o erro é mais difícil.

Porém, se o desenvolvedor incluir a propriedade "Nome da Aplicação" na string de conexão, será muito fácil para o administrador do banco de dados ver o nome da aplicação que está causando o problema. Isso economizará horas de trabalho para o DBA e fará o desenvolvedor popular entre os DBAs.

Como?

Simplemente inclua "Application Name=NomeDaMinhaApp;" na string de conexão. Depois disso, também é possível usar esse valor em lotes SQL ou SPROCs com o comando, "SELECT APP_NAME();".

Resumo

Sempre inclua o parâmetro opcional Nome da Aplicação em suas strings de conexão ao conectar-se ao SQL Server. Assim, o SQL Server terá informações sobre qual aplicação está usando a conexão. Isso pode ser uma informação inestimável ao localizar erros no servidor de banco de dados.